Coronel Cláudia afirma que prefeitura quer ampliar parcerias para fortalecer a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e atender mais crianças e adolescentes
A prefeita em exercício de Goiânia, Coronel Cláudia Lira, prestigiou neste domingo (13/4) um jogo de futebol do campeonato Guerreiros do Esporte, no Jardim Itaipu — evento que reuniu atletas e familiares das quatro regiões atendidas pelo projeto: Jardim Primavera (Noroeste), Residencial Vale dos Sonhos (Norte), Itatiaia (Norte) e Itaipu (Sul). Ela destacou a importância do esporte para a formação da cidadania e disse que a prefeitura quer ampliar parcerias e fortalecer a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer por meio da criação de um fundo, que permitirá a captação de recursos para ampliar o alcance de iniciativas como o projeto Guerreiros do Esporte, idealizado pelo vereador Welton Lemos.
“Iniciativas como essa dão oportunidade para que as nossas crianças possam desenvolver várias habilidades através do esporte. Então aqui, é claro, gostaríamos também de descobrir muitos talentos, mas o foco principal é exatamente esse, a construção da cidadania”, pontuou a prefeita. “Temos aqui as nossas crianças confraternizando, desenvolvendo uma prática esportiva, isso é muito importante, tendo um apoio também para as suas famílias, porque, para que as crianças participem desse programa, elas têm que estar matriculadas, frequentar a escola, tirar boas notas — então isso acaba ajudando também na construção desse cidadão”, ressaltou. A prefeita deu o pontapé inicial da partida e participou da entrega dos uniformes aos atletas.
Coronel Cláudia chamou atenção também para a importância de envolver a família em um estilo de vida saudável, com melhor qualidade de vida. “O programa Guerreiros do Esporte atende mais de mil famílias de quatro regiões da capital, com atividades esportivas e de cultura”, relatou a prefeita, adiantando que a determinação do prefeito Sandro Mabel é fortalecer a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. “Estamos aguardando a criação de um fundo para a Secretaria de Esportes, para que ela possa captar recursos, investir em programas como esse, trabalhar em parceria e estruturar os espaços. Mas, para isso, a Secretaria precisa de recursos. E a criação desse fundo será de fundamental importância”, destacou.
O vereador Welton Lemos contou que vem de família humilde e que, em sua infância, participou de um projeto de artes marciais que o inspirou a criar o Guerreiros do Esporte. “Aquele professor do projeto que eu frequentei era tão dedicado, e eu via que muitas crianças não iam para as drogas e para o crime por causa daquele professor. Então, quando eu assumi o mandato, no meu coração já tinha essa vontade de fazer. Já fazia antes, só que não de forma estruturada”, lembrou. “Hoje atendemos mais de mil famílias e quero dobrar esse número. Tenho no meu coração a vontade de ter duas mil famílias atendidas. Não é fácil, não é algo que acontece da noite para o dia, mas é o nosso objetivo.”
O pintor Wanderson Dionísio da Silva e a mulher, Raquel Cristina Barbosa, moradores do Jardim Primavera, fizeram questão de acompanhar os filhos Yohan Christyan Barbosa, de 11 anos, da categoria Sub-13, e Ytallo Gabriel Barbosa, de 6 anos, da Sub-7. “Para meus filhos, melhorou o desenvolvimento, o aprendizado, a educação, a obediência. Com o treino, é muito bom. O horário certinho, eles têm aquela disciplina, gostam de ir, os professores são muito dedicados”, elogiou Raquel. Yohan revelou que pretende realizar seu sonho por meio do projeto. “Quero ser jogador de futebol no time do Real Madrid, na seleção, nos maiores clubes do mundo.”
Fonte: Assessoria de Imprensa