quarta-feira , 22 janeiro 2025

Brasil barra convite à Venezuela para ser novo parceiro do Brics

Rússia ainda pode insistir na entrada da ditadura da Venezuela; decisão final será em reunião de líderes

 

(Folhapress) O Brasil vetou informalmente a admissão da ditadura venezuelana como país parceiro do Brics, a nova categoria de associação que é a grande novidade da 16ª reunião do grupo, que começa nesta terça (22) em Kazan (Rússia).

Caracas ficou de fora da lista de 12 países que serão convidados. São eles, por região do mundo: Cuba e Bolívia, Indonésia e Malásia, Uzbequistão e Cazaquistão, Tailândia e Indonésia, Nigéria e Uganda, e Turquia e Belarus.

A relação, que está sendo costurada pela presidência russa do bloco, ainda não é final e pode haver surpresas na reunião dos chefes de Estado e de governo, na quarta (23). É um grupo mais equilibrado do que o aprovado na expansão do Brics de 2023, em termos de representação regional e política.

Uma sinalização dessa incerteza foi dada pelo assessor presidencial russo Iuri Uchakov, que ao ser questionado sobre o tema pela TV estatal Canal 1, disse: “Agora, para ser sincero, são 13 [os parceiros]”. Ele não nomeou ninguém, mas o suspense está no ar.

Segundo um diplomata, a Argélia voltou ao páreo também. Até então, ela e o Marrocos estavam sendo excluídos porque ambos os países do Norte da África são rivais, viscerais. Mas isso pode mudar.

No ano passado, por exemplo, Irã e Etiópia entraram na primeira grande expansão do Brics na última hora, em uma operação que demonstrou o poder da China, a maior potência do grupo criado em 2006 com Brasil, Rússia e Índia —a África do Sul ingressou em 2010.

Fonte: https://www.maisgoias.com.br/

Check Also

Goiânia: Após Reunião sobre UTIs, é Destacado que “A Saúde Começa 30 Dias Antes”

Em uma reunião realizada nesta segunda-feira (25), foram discutidas estratégias para aprimorar a gestão das …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *