Classificados são os três primeiros colocados do Campeonato Goiano; Esmeraldino dependerá da Copa Verde ou da Série B
Estão definidos os três representantes goianos na Copa do Brasil do ano que vem. Eles serão Vila Nova e Anápolis, que estão na decisão do Campeonato Goiano, e o Atlético-GO, que terminou o Estadual na terceira colocação.
O Goiás, quarto colocado no Goianão, pode ficar fora da Copa do Brasil pelo segundo ano seguido. O time esmeraldino ainda tem algumas possibilidades de se classificar.
O caminho mais viável é o título da Copa Verde. O Goiás empatou o jogo de ida da semifinal contra o Brasiliense. A CBF chegou a indicar que o campeão da Copa Verde não teria mais vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil, porém, a tendência é que as vagas dos campeões da Copa Verde e da Copa do Nordeste sejam mantidas.
Se passar pelo Brasiliense, o Goiás vai enfrentar Paysandu ou São Raimundo-RR na final. Em 2023, o Goiás foi campeão da Copa Verde contra o Paysandu.
O time esmeraldino também tem outras duas possibilidades de se classificar para a Copa do Brasil: ser campeão da Série B ou torcer para que um dos rivais, Atlético-GO ou Vila Nova, conquiste a Série B.
A CBF também dá uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil para o campeão da segunda divisão nacional. Se o título ficar com Atlético-GO ou Vila Nova, o quarto colocado do Campeonato Goiano (o Goiás) vai herdar uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem.
Fonte: G1